segunda-feira, 18 de outubro de 2010

A doutrina do Espirito Santo

A DOUTRINA DO ESPÍRITO SANTO


Sumário
Introdução
a personalidade do Espírito Santo
a deidade do espírito santo
o espírito santo na história
condições para encher-se do espírito santo
a necessidade de enchermos do espírito santo
Os dons do Espírito Santo
o fruto do espírito
1. INTRODUÇÃO
O estudo da doutrina do Espírito Santo segue, em ordem natural, o da doutrina de Jesus e o da salvação, porque é o Espírito Santo que tem de aplicar a obra feita por Jesus aos corações dos homens. Infelizmente, o estudo desta doutrina é um dos mais negligenciado, e o modo como aplicam, as vezes, torna deficitário. Entretanto, ela é uma das mais importante em toda a teologia
esta doutrina, do ponto de vista prático, é muito importante, porque, se pensarmos do Espírito Santo como mera influência ou poder qualquer, o nosso desejo será, então, saber como podemos nos apossar dessa influência ou poder. Ainda mais, se considerarmos na prática, o Espírito Santo como um ser impessoal, havemos de considerar o trabalho de converter o mundo como um trabalho nosso.
2. A PERSONALIDADE DO ESPÍRITO SANTO
Devemos pensar no Espírito Santo como nos apresenta a Bíblia, isto é, como uma pessoa, então, nossa preocupação não é mais como podemos apossar do Espírito para realizarmos o nosso trabalho, mas, como nos entregarmos a Ele para que realize, por meio nosso, a sua obra no mundo.
Há grande diferença entre a idéia de fazermos muita coisa por meio do Espírito Santo e a idéia de o Espírito Santo operar maravilhas por nosso meio. o homem é quem auxilia Deus, e não Deus auxiliar o homem, a primeira idéia é cristã, a segunda é pagã e exalta o homem. então, nossa preocupação, não é saber como podemos possuir mais do Espírito Santo para fazermos o nosso trabalho?, mas, como é que o
o Espírito Santo pode possuir mais de nós para realizar a sua obra na transformação do mundo?
A Bíblia oferece-nos quatro provas de que o Espírito Santos é uma pessoa.
→ todos os atributos de uma pessoa é atribuída ao Espírito Santos (pensar, I Co. 2.10, João 14.26; sentir, Rm. 8.27; querer, I Co. 12.11; consciência própria e direção própria)outro atributo do Espírito santo é o amor Rm. 15.30.
→ A segunda prova da personalidade do Espírito Santo, é que a Bíblia atribui ao Espírito Santo atos que só podem ser praticado por uma pessoa. ( penetra até a profundeza de Deus; fala, Ap. 2.7; clama, Gl. 4.6, Rm. 8.26; ensina, João 14.26; Guia, João 16.12-14, Rm. 8.14; ordena, Atos 16.6; nomeia, Atos 20.28)
® A terceira prova é que o Espírito Santo é o consolador (VotelkaraP). Somente uma pessoa como o Espírito Santo, poderia receber um ofício tão importante de substituir a Jesus (João 14.16,17).
A quarta prova da pessoalidade do Espírito Santo, há referência dele como pessoa (Isaias 63.10, Hb. 10.29, Atos 5.3).


3. A DEIDADE DO ESPÍRITO SANTO
já afirmamos, pela Bíblia, que o Espírito Santo é um ser pessoal. Agora examinaremos, pela Sagrada Escritura, que o Espírito Santo é Deus.
→ o Espírito Santo é Deus (Isaias 6.8,9; Atos 28.25,26; Jeremias 31.33,34 em conexão com Hebreus 10.15,16).
O Espírito Santo possui os atributos de Deus (criador, Gn. 1.2, Jó 33.4, Sl.104.30; eterno, Hb. 9.14; onisciente, I Co. 2.9-11; onipresente, Sl. 139.7-10;).
4. O ESPÍRITO SANTO NA HISTÓRIA
O Espírito Santo tem trabalhado desde os dias da criação até os dias presente.
Þ a atuação do Espírito Santo desde a criação até Belém- de acordo com Gn. 1.2 “a terra era sem forma e vazia; havia trevas sobre a face do abismo” e o “Espírito de Deus pairava sobre a face das águas”.
No hebraico “estar sobre” é a mesma analogia da galinha que fica sobre seus ovos para chocá-los e trazer nova vida ao mundo; da mesma forma o Espírito Santo pairou sobre a criação original de Deus para encher seu vazio (criação) com as várias formas de vida.
Quando Deus “formou o homem do pó da terra”, o Espírito estava envolvido Jó 33.4. O Espírito Santo é sempre o criador da vida

Salmos 104.30. “Envias o teu Espírito, e são criados, e assim renovas a face da terra”. No abrir a madre de uma mulher (I Samuel 1.17); na plantação e na colheita ( Salmos 104.14; Dt. 28.4,11).
De tempos em tempos o Espírito de Deus tomou posse de diversas pessoas para libertar o povo de Deus. No livro de juízes Ele veio sobre Otniel (3.10), Gideão (6.34), Jefté (11.29).
No Antigo Testamento há três expressões principais para a atuação do Espírito Santo nas pessoas:
Ele vinha sobre alguém: “o Espírito de Deus se apoderou de Zacarias” (II Cr. 24.20)
Ele repousava sobre alguém: “ O Espírito repousou sobre eles” (Num. 11.25)
Ele enchia alguém: “ Eu o enchi do Espírito de Deus” (Êxodo 31.3).
É importante observarmos que em Juízes e Samuel, o Espírito Santo se retirava depois de a pessoa escolhida concluir a sua obra, e também quando esta pessoa desobedecia (I Sm. 16.14; Juízes 16.20), Davi se preocupava muito com a retirada do Espírito (Sl. 51.11).
Þ a atuação do Espírito de Belém até o pentecoste- nos quatro evangelhos a atuação estava centrada na pessoa de Jesus Cristo
o Homem-Deus foi concebido pelo o Espírito (Lc. 1.35); batizado pelo Espírito (João 1.32,33); guiado pelo Espírito (Lc.4.1); ungido pelo Espírito (Lc. 4.18, Atos 10.38); revestido com poder pelo Espírito (Mt. 12.27,28); ofereceu a si mesmo pelo Espírito (Hb. 9.14); ressuscitado pelo Espírito (Rm. 8.11) e deu mandamentos por intermédio do Espírito (Atos 1.2).
O Espírito Santo também estava agindo nos discípulos de Jesus antes do pentecostes (João 14.17) “O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós”. Jesus também disse a Nicodemos: “quem não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus...importa-vos nascer de novo” (João 3.5,7)
A pesar da atuação do Espírito, antes do pentecostes ser marcante na vida dos discípulos, a presença do Espírito no pentecoste foi algo muito mais extasiante do que outra experiência que eles tinham tido (João 7.39).
Þ A atuação do Espírito de pentecostes até hoje- Jesus vai ao céu (Atos 1.9-11), e o Espírito vem à terra (Atos 2.1-4), Jesus tinha dito:
“se eu não for, o VotelkaraP, não virá para vós outros; se, porém, eu for, eu vo-lo enviarei” (João 16:7), foi em cumprimento desta promessa que o apóstolo Pedro disse a respeito do Cristo glorificado:
“De sorte que, exaltado pela destra de Deus, e tendo recebido do Pai a promessa do Espírito Santo, derramou isto que vós agora vedes e ouvis” (Atos 2.33)

“se eu não for, o VotelkaraP, não virá para vós outros; se, porém, eu for, eu vo-lo enviarei” (João 16:7), foi em cumprimento desta promessa que o apóstolo Pedro disse a respeito do Cristo glorificado:
“De sorte que, exaltado pela destra de Deus, e tendo recebido do Pai a promessa do Espírito Santo, derramou isto que vós agora vedes e ouvis” (Atos 2.33) do juízo, porque o príncipe deste mundo já está julgado e a todos quantos recusá-lo.
Em segundo lugar, a obra do Espírito santo é impedir o crescimento da iniqüidade, ou seja, engajar-se no ministério de preservação. (II Ts. 2.7).
® O Espírito Santo também age através do povo de Deus - Jesus no sermão do monte chamou seus discípulos de sal da terra e luz do mundo (Mt. 5.13,14).
Þ a atuação do Espírito Santo na igreja- o papel do Espírito na Igreja é tripla. Em primeiro lugar, dá início à Igreja: (I Co. 12.13,14). Em segundo lugar, Ele mora na Igreja (Ef. 2.22). Em terceiro lugar, o Espírito Santo concede dons a pessoas específicas na Igreja (Ef. 4.12).a atuação do Espírito na vida do crente - o Espírito Santo não só age apenas na coletividade do mundo e da igreja, mas na individualidade (individuo existencial) para iluminar a mente cristã (I Co. 2.10; Rm. 12.2; Ef. 4.23). Ele também habita em nosso corpo (I Co. 6.19). .

5. CONDIÇÕES PARA ENCHER-SE DO ESPÍRITO SANTO
não entristecê-lo (Ef. 4.30,31)
negativas
não estingui-lo (I Ts. 5.19)


instrumento de justiça (Rm. 6.13)
positivas confiança na promessa (Jo.7.37-39)
oração

6. A NECESSIDADE DE ENCHERMOS DO ESPÍRITO SANTO

Ele quem garante a vitória(Rm. 8.2)
Ele nos faz reais em Cristo (Gl. 4.6)
porque Ele produz frutos em nós (GL. 5.22)
Ele fortalece-nos o interior (Ef.3.1.6)
Ele ajuda em nossa fraqueza (Rm. 8.26)
Ele é o nosso consolador (Jo. 14.16)

7. OS DONS DO ESPÍRITO SANTO
Os dons e o corpo a Bíblia ensina que cada pessoa redimida recebeu pelo menos um dom do Espírito Santo (I Co. 12.4,7).
o apóstolo Paulo compara a Igreja aos nossos corpos físicos, onde cada membro tem uma função especial, mas todos trabalham juntos ((I Co. 12.14-21).


O conceito de carisma no NT. no grego no singular, e na forma plural, designa os diversos dons que Deus deu aos cristãos através do Espírito Santo para o beneficio da igreja. No português, esse termo adquiriu outro sentido, para caracterizar pessoas que tem certa qualidade indefinível que atrai as pessoas a sua personalidade.

Apóstolo (João 17.18,20.21)
Profeta (I Co. 14.3)
Evangelista (Atos 21.8; II Tm.4.5)
dons Pastor (Ef. 4.11)
mestre (Ef. 4.11; Mt. 28.18-20); ( II Tm. 2.2)
curas (João 9.2)
Dons de sinais milagres (II Co. 12.12; Jo.4.48)
línguas (Mc. 16.17; Atos 19.6)

8. O FRUTO DO ESPÍRITO
Umas das principais funções do Espírito é repartir conosco a santidade de Deus, desenvolvendo em nós o caráter de Cristo (Ef. 4.13)
Fruto: é o que Deus espera de nós, e que cada crente tem de desenvolver seu fruto, porque o fruto não é dividido entre os crentes, como os dons (Mt.13), não obstante, dependemos do Espírito para termos bons frutos (Col. 3.5,12).
Como cresce o fruto? Em (Sl. 1) compara o homem como uma árvore plantada às margens de um rio. Em (João 15.4) Jesus compara nosso relacionamento com Ele com os ramos de uma videira “ permanecei em mim e eu em vós” ( Gl. 5.22) Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.
CONSIDERAÇÕES FINAIS EM CLASSE

Nenhum comentário:

Postar um comentário