sábado, 21 de agosto de 2010

Módulos que estudamos

Esboço panorâmico da epistola universal de Tiago.


Faça um esboço da epistola a seguir abordando os seguintes tópicos:

1º) Marco histórico de cada uma delas:

R= O apostolo Tiago morreu apedrejado no ano de 62 d.C. por ordem do sumo sacerdote Anano. Em ocasião do mesmo não negar a Jesus Cristo como sendo o mesias proferido no antigo testamento. Mais ao contrario disto Tiago bradou em alta voz dizendo que Jesus era filho de Deus e juiz do mundo.
Ele foi jogado ao chão, apedrejado, espancado e mesmo agonizante orou como seu irmão Jesus. A credita-se que o autor da epistola universal Tiago era irmão carnal de Jesus.
Mesmo sendo o irmão de Jesus ele não se aproveitou disto para ter privilégio e sim foi humilde até a morte.

2º) Objetivo e para quem foi destinada (contextualizando cada foco);

R) = ( destinatário) Tiago escreveu sua epistola por volta do ano 60 d.C antes de sua morte e foi destinada as doze tribos, que pode significar as pessoas de Israel que haviam se tornado crentes em Cristo ou até mesmo a igreja em sentido simbólico incluindo judeus e gentios. Os crentes do então estavam sofrendo grandes Perseguições.
( Objetivo) Foi escrita para adverter os crentes sobre alguns hábitos que adquiridos e que corroíam a essência da sua fé.Coisas como: Favoritismo, calunia, orgulho, mau uso das riquezas e falta de paciência
Tiago estava comparando a verdadeira espiritualidade, a primeira chamada por ele de religião pura.
Que esta deve proceder do coração, e se manifestar em atos positivos. A verdadeira espiritualidade é a fé em ação

3º) Em que cenário se encontrava cada respectiva carta;

R) = Os cristãos estavam sendo perseguidos pelo império romano acusando-os de traidores e blasfemos.\Por esta ocasião Tiago os fortaleceu na sua carta a terem grande gozo por este acontecimento. Pois a prova da nossa fé produziria paciência no que também estavam passando.

4º) Descubra entre elas se há pontos de vista conflitantes ou se há questões polemicas elencando e defendendo seu ponto de vista:

R) = Tiago estava comparando a verdadeira e falsa espiritualidade a primeira por ele chamada de religião pura que deve proceder do coração que se manifesta em atos positivos expresso em atitudes visíveis e não apenas teórica, que devemos combinar com a nossa profissão de fé com uma mudança clara da nossa transformação. O verdadeiro teste de fé não são as nossas palavras mas as obras das quais mostram testemunho cristão,ou seja a fé deve ser atuante levando os fardos uns dos outros andando em boas obras.

5º) Porque estas epistolas também são chamadas de católicas?

R) = São epistolas que não foram escrita pelo apostolo Paulo, e são chamadas de católica no sentido de unir e por que são dirigidas a comunidades cristãs como um todo sendo nomeado por seus autores, onde que o termo católico significa universal, tendo como objetivo a comunicação e o ensinamento da pessoa de Jesus Cristo em vista do reino de Deus

Outras aplicações para o termo católico

Vem da palavra Grega (καθολικος,) Katholikos, que depois foi latinizada para Catholicus.
significado
Significa "Universal", que , por sua vez, significa: "em relação a, ou que afeta o mundo inteiro e todas as pessoas que nele vivem". Quer dizer: abrangente, amplo, geral e que contém todo o necessário. Em suma, significa todas as pessoas em todos os lugares, tendo todo o necessário, o tempo todo.
É bíblica?
Sim. Está em Mateus 28,19-20, "Ide, pois, e ensinai a todas as nações; batizai-as em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Ensinai-as a observar tudo o que vos prescrevi. Eis que estou convosco todos os dias, até o fim do mundo."
Esta é uma declaração de Universalidade, Katholicos,

Esboço panorâmico da epistola universal II João

Faça um esboço da epistola a seguir abordando os seguintes tópicos:

1º) Marco histórico de cada uma delas:

R) = É que esta epistola foi escrita no final da vida de João

2º) Objetivo e para quem foi destinada (contextualizando cada foco);

R) = DESTINATÁRIO João escreveu este bilhete pessoal a cristãos que talvez se sentissem pressionadas por falsos mestres, talvez o tenha escrito para acompanhar a carta mais geral que escrevera
I João.
OBJETIVO Continuar a desmascarar os falsos mestres com isso ele esperava ajudar os cristãos primitivos e renovar seu compromisso com a verdade, já que eles estavam sofrendo grandes perseguições.

3º) Em que cenário se encontrava cada respectiva carta;

R) = Muitas igrejas estavam surgindo por todo império romano e uma estrutura informal de autoridade e organização estava sendo reconhecida. A primeira grande perseguição da época de Nero já havia passado, tendo custado a vida de milhares de cristãos, dentre os quais Paulo e Pedro.
Acredita-se que João escreveu como o ultimo apostolo sobrevivente rememorando as vitórias e os revezes.

4º) Descubra entre elas se há pontos de vista conflitantes ou se há questões polemicas elencando e defendendo seu ponto de vista:

R) = A necessidade de desenvolver o caráter cristão a importância de apegar-se a verdade advertindo contra falsos mestres e exortando de como viver na perspectiva da vinda do Senhor.

5º) Porque estas epistolas também são chamadas de católicas?

R) = São epistolas que não foram escrita pelo apostolo Paulo, e são chamadas de católica no sentido de unir e por que são dirigidas a comunidades cristãs como um todo sendo nomeado por seus autores, onde que o termo católico significa universal, tendo como objetivo a comunicação e o ensinamento da pessoa de Jesus Cristo em vista do reino de Deus
Outras aplicações para o termo católico

Vem da palavra Grega (καθολικος,) Katholikos, que depois foi latinizada para Catholicus.
significado
Significa "Universal", que , por sua vez, significa: "em relação a, ou que afeta o mundo inteiro e todas as pessoas que nele vivem". Quer dizer: abrangente, amplo, geral e que contém todo o necessário. Em suma, significa todas as pessoas em todos os lugares, tendo todo o necessário, o tempo todo.
É bíblica?
Sim. Está em Mateus 28,19-20, "Ide, pois, e ensinai a todas as nações; batizai-as em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Ensinai-as a observar tudo o que vos prescrevi. Eis que estou convosco todos os dias, até o fim do mundo."
Esta é uma declaração de Universalidade, Katholicos,

Esboço panorâmico da epistola universal III João

Faça um esboço da epistola a seguir abordando os seguintes tópicos:

1º) Marco histórico de cada uma delas:

R = João o apostolo amado apresentava-se novamente como o “discípulo amado”. Nesta epistola também ele apresenta Diótrefes, Gaio e Demétrio em fins do 1º século ministros itinerantes que viajavam de cidade em cidade , sendo sustentado pelos crentes que os acolhiam em casa e os ajudavam nas despesas da viagem. Gaio era um dos cristãos dedicados que generosamente acolhia e auxiliava ministros viajantes de sua confiança, ao mesmo tempo que um homem chamado Diótrefes resistia com arrogância a autoridade de João. Por isso foi repreendido por menosprezar a sua hospitalidade para com os irmãos missionários. João também elogia Demetrio cuja vida exemplifica a verdadeira fé e conduta cristã.

2º) Objetivo e para quem foi destinada (contextualizando cada foco);

R) = DESTINATÁRIO João escreveu para Gaio no qual o próprio João tinha enviado um grupo de mestres itinerantes a varias igrejas, com varias cartas de recomendações das quais julgamos se a Assembléia que pertencia Gaio e Diótrefes
OBJETIVO O apostolo João escreveu para seu amigo e irmão Gaio a permanecer na verdade.

3º) Em que cenário se encontrava cada respectiva carta;

R) = João escreveu esta carta da cidade de Efeso nos anos de 80 e 95 d.C ou com mais exatidão no ano de 90 d.C na mesma época que escrevera II João nesta ocasião João já se encontrava em idade bastante avançada no que se refere o versículo III João 1,13-14

4º) Descubra entre elas se há pontos de vista conflitantes ou se há questões polemicas elencando e defendendo seu ponto de vista:

R) = E m contraste com sua segunda carta esta fala da necessidade de receber os que pregam a Cristo como escrevendo em II João sua preocupação especifica era a verdade. Já em III João sua preocupação era o amor. Três conceitos são habilidosamente entrelaçados nestas breves epistolas; amor, verdade e testemunho.
João usou seis vezes a palavra amor ou amados e sete vezes a palavra verdade em III João 1. 3-4 e 8-12 ele encorajou os crentes a andarem e conhecerem a verdade e dando testemunhos de serem filhos de Deus III João 1,3,4-11

5º) Porque estas epistolas também são chamadas de católicas?

R) = São epistolas que não foram escrita pelo apostolo Paulo, e são chamadas de católica no sentido de unir e por que são dirigidas a comunidades cristãs como um todo sendo nomeado por seus autores, onde que o termo católico significa universal, tendo como objetivo a comunicação e o ensinamento da pessoa de Jesus Cristo em vista do reino de Deus

Outras aplicações para o termo católico

Vem da palavra Grega (καθολικος,) Katholikos, que depois foi latinizada para Catholicus.
significado
Significa "Universal", que , por sua vez, significa: "em relação a, ou que afeta o mundo inteiro e todas as pessoas que nele vivem". Quer dizer: abrangente, amplo, geral e que contém todo o necessário. Em suma, significa todas as pessoas em todos os lugares, tendo todo o necessário, o tempo todo
.
É bíblica?
Sim. Está em Mateus 28,19-20, "Ide, pois, e ensinai a todas as nações; batizai-as em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Ensinai-as a observar tudo o que vos prescrevi. Eis que estou convosco todos os dias, até o fim do mundo."
Esta é uma declaração de Universalidade, Katholicos,

Esboço panorâmico da epistola universal II Pedro

Faça um esboço da epistola a seguir abordando os seguintes tópicos:

1º) Marco histórico de cada uma delas:

R) = Quando Pedro escreveu esta carta ele estava em Roma, nesta época o imperador Nero estava no trono do império, portanto ele escreveu esta carta pouco antes do cruel Nero começar a grande perseguição que custou a vida de milhares de cristãos em Roma e todo império romano. Nero era um homem sem princípios morais sua natureza era volúvel e produzia um clima instável e incerto no cenário político.
2º) Objetivo e para quem foi destinada (contextualizando cada foco);

R) = DESTINATÁRIO Foi destinado a igreja como um to do tanto judeus cristãos como os gentios que estavam espalhados por Toda Ásia Menor que seriam as mesmas comunidades da primeira epistola e relata ao leitor os episódios referente a vinda de Cristo.
OBJETIVO O objetivo da segunda carta do apostolo Pedro era relembrar as igrejas as verdades fundamentais a fim de preveni-las contra as heresias dos falsos profetas Pedro alerta sobre falsos mestres e os assemelha aos falsos profetas do passado. E que o julgamento de Deus é para todos tanto justos como ímpios.

3º) Em que cenário se encontrava cada respectiva carta;

R) = Perseguições, falsos mestres,doutrinas falsas e heréticas e o ceticismo quanto ao prometido retorno de Cristo Ele aconselha aos cristãos serem vigilantes e perseverantes na fé aguardando o tão glorioso momento.

4º) Descubra entre elas se há pontos de vista conflitantes ou se há questões polemicas elencando e defendendo seu ponto de vista:

R) = As cartas levam ao leitor a refutar os propósitos dos falsos mestres Mais cada uma tinha uma visão diferente por exemplo: Tiago fala da necessidade de ter-mos uma religião pura sem macula , já na sua primeira carta o apostolo Pedro fala da submissão humildade que todo cristão deve ter. Na sua segunda carta o apostolo Pedro fala do despertamento que todo crente deve ter e procurar seu conhecimento sobre a palavra de Deus seja o mais profundo possível. Em sua primeira carta o apostolo João lembra a importância que temos de ter entre os nossos irmãos.Em sua segunda carta João fala dos perigos que as famílias cristãs correm ao darem abrigo e atenção aqueles que pregam evangelho estranho. Em sua terceira carta João consola aqueles que andam na verdade e são perseguidos por irmãos ambiciosos. E por fim o apostolo Judas prepara os crentes a estarem sempre prontos para a batalha da conservação da sua fé já que isto foi confiado aos santos
Portanto cada um tinha uma visão diferente mais cada uma se completava com a outra.


5º) Porque estas epistolas também são chamadas de católicas?

R) = São epistolas que não foram escrita pelo apostolo Paulo, e são chamadas de católica no sentido de unir e por que são dirigidas a comunidades cristãs como um todo sendo nomeado por seus autores, onde que o termo católico significa universal, tendo como objetivo a comunicação e o ensinamento da pessoa de Jesus Cristo em vista do reino de Deus

Outras aplicações para o termo católico

Vem da palavra Grega (καθολικος,) Katholikos, que depois foi latinizada para Catholicus.
significado
Significa "Universal", que , por sua vez, significa: "em relação a, ou que afeta o mundo inteiro e todas as pessoas que nele vivem". Quer dizer: abrangente, amplo, geral e que contém todo o necessário. Em suma, significa todas as pessoas em todos os lugares, tendo todo o necessário, o tempo todo.
É bíblica?
Sim. Está em Mateus 28,19-20, "Ide, pois, e ensinai a todas as nações; batizai-as em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Ensinai-as a observar tudo o que vos prescrevi. Eis que estou convosco todos os dias, até o fim do mundo."
Esta é uma declaração de Universalidade, Katholicos,
Lembrando que este esboço foi dividido entre equipes dos quais o grupo Shekná ficou resposável em apresentar um resumo sobre os livros das epistolas universais que são: Tiago, II João III João e II Pedro. O outro grupo ficou responsável pela outra parte das epistolas universais.
Pesqusado pelos seminaristas:
Marcela, Meirelandes, Marcos Daniel, Osinete,Siqueira,Suelen, Célia e Eliane


EPÍSTOLA AOS HEBREUS


Introdução

O livro aos Hebreus foi escrito para os judeus cristãos para convencer os judeus que oscilavam entre o judaísmo e o cristianismo, conciliar a fé recém-chegada com a herança tradicional judaica.
A epistola aos hebreus contém alguns enigmas.
Não esclarece quem foi seu autor ou a quem realmente foi destinada nem a data que foi escrita. Supõe-se que foi escrita por volta do ano 70 d.C antes da destruição do templo,
No primeiro século, os chamados pais da igreja não esclareceram tais detalhes.
Por causa de tais detalhes demorou seu reconhecimento no ocidente como parte do Cânon Neotestamentário. Essa carta teve o seu testemunho de sua autenticidade por homens como Clemente de Roma, Jerônimo e Agostinho.
Clemente de Alexandria e Orígenes entenderam que Paulo escrevera aos hebreus, como também outros estudiosos acreditem ter sua autoria atribuída a Barnabé outros a Lucas e ainda outros a Apolo ou Priscila, No século II, Tertuliano discordava de ter sido Paulo e acreditava que fosse barnabé.
Mas Martinho Lutero sugeriu ter sido Apolo o escritor aos hebreus com base no versículo At. 18.24.
O autor da carta aos hebreus aparentava conhecer bem o povo judeu e suas crenças e
tradições.
O escritor aos hebreus não conhecia o Hebraico citando a septuaginta.
A epistola aos hebreus se concentra no oficio sacerdotal de Jesus.

Propósito

A carta de hebreus revela a compreensão da natureza humana Os cristãos primitivos passaram por uma transição muito grande.
Ao trocarem sua crença judaica por uma fé baseada no poder salvador de Cristo naturalmente tinham algumas grandes questões.
Eles desejavam de fato deixar suas tradições judaicas e confiar na graça de Deus. Estavam mesmo preparados para abrir mão de suas crenças e tradições, num Deus grandioso e julgador e olhar para ele como um Deus perdoador e amoroso que veio a terra na pessoa de Jesus Cristo? Será que esse negocio de cristianismo era mesmo o que se dizia ser?
Em meio a tarefa monumental de viver como seguidor de Cristo, os cristãos da igreja primitiva estavam colidindo com a barreira da dor.
O maior propósito da epistola aos hebreus também é reconhecer sua autoria divina do antigo testamento e interpretar á luz da revelação de Deus onde o autor mostra

A singularidade de Jesus Cristo mostra a perfeição da palavra profética e a perfeita palavra de Cristo.
CRISTO EM HEBREUS COMO SUMO SACERDOTE SEGUNDO A ORDEM DE MELQUIZEDEC CRISTO COMO PROFETA SACERDOTE E REI DIVINO.
Sua deidade
Sua humanidade
O escritor que escreveu o livro dos hebreus conhecia a trajetória de Jesus Cristo e o seu poder de salvar e que a fé estava nele.
Mais ele começa a falar do Antigo Testamento (exemplificando), pois o povo conhecia mais o Antigo Testamento pelas suas raízes e volta a exemplificá-los mostrando os heróis da fé para poder chegar a um denominador comum que era Jesus Cristo, pois eles achavam que o sacrifício de Jesus Cristo não era suficiente para alcançar a fé, pois a fé está em Jesus Cristo, porque se cremos que ele é o filho de Deus, ele também ora existe por nossa fé.
Embora os hebreus tivessem orgulho em aceitar a superioridade de Jesus, o autor queria mostrar aos hebreus que Deus sempre tem algo melhor para nos dar e oferecer como nos deu seu filho unigênito para a remissão dos nossos pecados..

HEBREUS 11

A base da vida Cristã: A fé

Esta palavra consiste num poder universal de produzir o invisível de maneira que o visível veio a existir das coisas que não aparecem
É a base do firme fundamento e a convicção

Firme fundamento – Certeza absoluta a exemplo da nossa salvação sendo o primeiro elemento essencial da verdadeira fé que é poder.

Esperança – Esta é a consubstancia no forte comunicado de que aquilo que se espera da parte de Deus há de acontecer sempre, independente das circunstâncias.
Convicção - Ao se reportar as promessas que Deus fez e faz aos seus servos das coisas que já estão preparadas para nós em relação ao futuro que está preparado nas manções celestiais e que essas promessas vindas da parte de Deus não podem falhar em hipótese nenhuma, há quem use esse texto erroneamente em relação às promessas terrenas, pois essas promessas são condicionais e circunstanciais. O versículo é muitas vezes citado como um definição de fé mas na realidade e mais uma explicação das características da fé, em poucas palavras a fé é a confiança em Deus e sua palavra daquilo que esperamos receber,
Com a convicção da realidade das coisas invisíveis.
A crença que Deus é o criador das coisas no universo é imprescindível para a vida de fé qualquer que seja o seu manifesto.

A HISTORIA DOS HEBREUS

Os hebreus eram monoteístas Tendo como Deus Iavé ou Jeová. São povos de origem semi-nomades.
Hebreus o nome pelo quais as nações designavam os filhos de Israel. O próprio nome deriva-se de EBER isto é HOMEM VINDO DO OUTRO LADO Abrão o hebreu assim chamado porque atravessou o rio vindo da outro lado o que aconteceu quando emigrou da Mesopotâmia
Há destinção entre o HEBREUS, ISRAELITA e JUDEUS o povo israelita era apenas uma parte do grupo maior chamados hebreus descendentes de Abrão. Os judeus que falavam aramaico são chamados de hebreus para distingui-los dos hebreus que falava grego, portanto um povo só
O nome israelita era usado para enfatizar o aspecto religioso do povo instituído por Moises ( o judaísmo ) , já que os judeus eram os habitantes de Judá.
Os termos HEBREUS, ISRAELITA e JUDEU são sinônimos A palavra hebreu deriva-se das línguas da Mesopotâmia, para designar o povo vindo do outro lado do Eufrates Quando os hebreus deixaram o Egito e se instalaram em Canaã e dominaram o povo que ali viviam, passaram a se chamar Israelita.
Os Árabes originaram-se da descendência de Ismael filho de Agar serva egípcia de Sarai mulher de Abrão.
O povo hebreu saiu do Egito no mês de Nisã 430 anos após Abraão ter saído da terra de Canaã e 215 anos depois que Jacó chegou do Egito nessa época Moises tinha 80 anos e Arão seu irmão tinha 83 anos Moises deixou o caminho da Palestina para tomar o caminho do deserto para cumprir no Monte Sinai a promessas que fizera a Deus, tomar posse da terra de Canaã.
A historia dos Hebreus está dividido em três partes ou períodos que são:

1º) PERIODO PATRIARCAL – Surgindo Abrão como o primeiro patriarca que iria guiá-los saindo de Ur dos Caldeus cidade Mesopotamica. Devido a seca daquela região na Palestina onde viveram por muito tempo, até que a política xenofóbica dos Faraós os dominou e os escravizou, quando Deus levantou Moises para libertar e retirar o povo hebreu do Egito e voltar a Palestina. Esse período ficou conhecido como Êxodo.

2º) PERIODO DOS JUIZES – Eles eram necessários para conduzir as tribos ás guerras. O mais famoso juiz foi Sansão. Esse período é considerado regime de monarquia onde os juizes acumularam e centralizaram os poderes políticos, religiosos e militares. Foi nesse período que os Cananeus foram expulsos da Palestina e os juizes passaram a serem reis.

3º) PERIODO DOS REIS – Os reis foram importantes porque promoveram um estado forte, estável e permanente que possibilitou a expansão dos hebreus nas terras do Jordão.
O primeiro rei hebreu foi Saul, o segundo foi Davi e o terceiro foi Salomão.

CISMA

Foi a divisão do povo hebreu em dois povos:
a) Reino de Israel com a capital em Samaria pelas tribos do Norte
b) Reino de Judá com a capital em Jerusalém pelas tribos do Sul.

Com o Cisma ocorreu a divisão de Israel sua destruição pelos Assírios em 72 a.C, devido ás rebeliões invasões e destruição do reino de Judá pelo rei Nabucodonosor, levando os sobreviventes para serem escravos na Babilônia ( atual Iraque hoje ) . Nessa época o império Persa conquistou a Babilônia e libertou os judeus que mais uma vez retornaram a Palestina. Mesmo unidos judeus e persas não conseguiram impedir a invasão do império romano, ocorrendo novas rebeliões dos judeus não aceitarem a política dominante romana com isso houve a dispensação movimento também chamado de DIÁSPORA provocando com isso a desorganização da unidade política e religiosa desse povo.
Mesmo dispersos os judeus mantiveram sua cultura, religiosidade e o comercio. Os judeus também foram perseguidos pela igreja católica pior não acreditarem que Jesus era o Mesias.

A EDUCAÇÃO DO POVO HEBREU
Educação Religiosa
Começava em casa e continuava quando os filhos iam com seus pais aos cultos religiosos. No princípio o povo adorava no *tabernáculo. mais tarde em "sinagoga. Em todos esses lugares. as crianças podiam aprender sobre os rituais (como ofertas e sacrifícios) e do ensinamento ministrado pelos sacerdotes. levitas ou rabinos. Além disso. aprendiam sobre as Escrituras e sobre o que Deus (Javé) queria do povo judeu: e sobre as festas anuais e festivais religiosos. Participando dessas práticas religiosas. as crianças aprendiam não só sobre as tradições da nação. mas também sobre a atuação de Deus em suas vidas. Os hebreus eram proibidos de representar seu deus por meio de pintura ou escultura, pois,para eles, além de Deus ser grandioso demais para caber em uma imagem. o culto a ídolos era negado por um dos Dez Mandamentos. As principais fontes de estudo para eles era a Bíblia (Torá). Moises o grande condutor do povo a terra Prometida; recebeu a lavé (tábua com os Dez Mandamentos).
-Tabernâculo: Tenda portátil, que foi o santuário do deus dos hebreus,durante a peregrinação destes pelo deserto.
-Sinagoga: Lugar onde os judeus se reúnem para orar. Local de reunião,culto, de instrução religiosa.
Educação no lar
A família hebraica era patriarcal, ou seja, o homem tinha autoridade sobre a esposa e os filhos. Quando um homem casado morria sem deixar filhos, um de seus irmãos era obrigado a casar-se com a viúva para gerar descendência ao irmão morto. A educação dos filhos começava por volta dos três anos, quando já sabiam falar: orações e cânticos eram aprendidos por repetição. Em casa, observavam os símbolos e práticas religiosas que propiciavam oportunidade de ensino. Os pais tinham responsabilidades definidas na educação. O pai ensinava religião. a história do povo hebreu e uma profissão. Também deveria ensiná-lo a nadar e era responsável por encontrar uma esposa para seu filho. À mãe cabia ensinar suas filhas a serem obedientes e esposas capazes. As meninas aprendiam a cozinhar, fiar, tecer, tingir, cuidar de crianças e até dirigir escravos. Aprendiam a triturar grãos e às vezes ajudavam na colheita. Deviam ter boas maneiras e alto padrão moral. Segundo o costume da comunidade judaica, as meninas tinham
oportunidades educacionais formais restritas e não lhes era permitido estudar a Lei. Não obstante, algumas tinham educação de alto nível em casa, aprendendo música, dança, leitura, escrita e a manejar pesos e medidas Nas famílias ricas, os filhos tinham tutores em casa.
Professores
Os professores eram líderes religiosos – sacerdotes, profetas, ou escribas Desta forma para o povo hebreu não havia separação entre religião e educação. Os religiosos instruíam o povo nas sinagogas, mais tarde quem assumira o ensinamento e herança histórica do povo hebraico foram os profetas, criticando a injustiça e a conduta social imprópria.
Com o passar do tempo os escribas (doutores da lei) tomaram-se os responsáveis pela instrução do povo. Toda educação superior estava em suas mãos, o que ficou conhecido como um complexo sistema de educação: "a tradição dos anciãos".
Temas e métodos de estudo
Os judeus utilizavam o método de memorização de textos e palavras, desde que a criança aprendia a falar. Os alunos produziam cópias à mão com perfeição e precisão das passagens bíblicas. A leitura em voz alta era recomendada como auxilio para a memorização. Além disso, praticavam o uso de provérbios e parábolas partilhando perguntas e respostas.
Os temas de estudo centravam-se nas leis religiosas, o fato de se familiarizarem com as Escrituras no lar permitia que aprendessem a ler, escrever, além de possuírem noções de *aritmética, instrução básica de canto e instrumentos musicais, tais como flauta e harpa. Pois conhecer e praticar os costumes era uma maneira de manter a identidade da cultura hebraica.
*Aritmética: parte da matemática em que se investigam as propriedades elementares dos números inteiros e racionais.
O trabalho
Nas cidades havia muitos artesãos: **ourives, carpinteiros. Nas terras mais férteis cultivavam trigo, cevada, lentilhas, pepinos, cebolas, oliveiras e figueiras. Também era comum a criação de abelhas para a coleta de mel. Nas terras mais pobres, a população era *nômade e praticava o pastoreio de ovelhas e cabras, era comum ver grupos de homens vagando com seus rebanhos em busca de pastagens.
A importância religiosa do povo hebreu para a sociedade contemporânea. O legado cultural dos hebreus é principalmente religiosa unian-se em torno das tradições religiosas e dos valores éticos que influenciaram seu modo de vida que eram os costumes.
A historia dos Hebreus não pode ser separado da historia de sua religião onde os professores da época desempenharam um papel importante na educação do povo hebreu.











Queridos seminaristas !
Que a paz de Cristo Jesus esteja convosco!
Está aqui os últimos módulos que estudamos
Atos dos apóstolos, Epístolas paulinas I ( Romanos, ICorintios, II Corintios, Gálatas e Éfeso)
Epístolas Paulinas II (Filipenses, Colossenses, I Tessalonicenses, II Tessalonicenses, I Timóteo, II Timóteo, Tito e Filemon) Epístola aos Hebreus e Epistolas universais ou gerais também conhecida como católica.
Estamos apresentando o esboço de algumas epístolas e posteriormente postaremos as demais
Façam bons estudos
Fiquem na paz!